Rádio Líder FM

Chuva volumosa e frequente traz riscos de enchentes no Rio Grande do Sul nesta semana

A alerta sobre um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico no Rio Grande do Sul com chuva excessiva a extrema e uma muito alta probabilidade de cheias de rios e enchentes neste fim de abril e, em especial, na primeira semana de maio. Uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil vai se intensificar sobre o Centro do país nesta semana sob um padrão de bloqueio atmosférico. Ao mesmo tempo, ar mais frio vai estar atuando em vários dias sobre a Argentina, gerando um enorme contraste térmico nas latitudes médias do continente.

Uma vez que o Rio Grande do Sul estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva. Ora ar mais frio de Sul avançará para o Estado, ora ar mais quente de Norte ingressará, e esta variação constante dia a dia gerará sucessivas áreas de instabilidade com precipitação abundante.

O cenário é muito parecido com a da primavera meteorológica do ano passado, durante o auge do El Niño, quando eventos extremos de chuva com enchentes atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de setembro, outubro e novembro sob bloqueios atmosféricos associados a potentes ondas de calor no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil.

A chuva que vai cair neste fim de abril e no começo de maio se somará ao que se já se precipitou neste fim de semana e nos últimos dias no Rio Grande do Sul, quando choveu muito e até excessivamente em algumas localidades.

 

Sair da versão mobile