Inter é absolvido no TJD-RS em julgamento do Caso Saci
O Inter foi absolvido por unanimidade no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) no Caso Saci. Assim, não terá de pagar multa de R$ 200 mil pela acusação de importunação sexual que envolveu o funcionário que interpretou o mascote no Gre-Nal 441.
Na ocasião, Gustavo Acioli Astarita, o ator que interpretava o Saci, foi acusado por importunação sexual por duas mulheres. Dias depois, ele foi indiciado pela Polícia Civil e demitido do cargo.
Na denúncia do TJD-RS, o Inter foi enquadrado duas vezes no artigo 243-G, §2º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Por esta razão, poderia ser condenado a pagar até R$ 200 mil.
Entenda o caso
Gustavo Acioli Astarita, ator que interpretava o mascote Saci, foi acusado por duas mulheres de importunação sexual durante o Gre-Nal 441, no Beira-Rio, em 25 de fevereiro. A primeira queixa foi da repórter Gisele Kümpel (da Rádio Monumental, identificada com o Grêmio), que afirmou ter sido beijada pelo homem após o terceiro gol do Inter.
A segunda queixa partiu de uma torcedora colorada que buscava uma foto com o personagem. Ela disse ter sido segurada à força e ouvido uma frase de conotação sexual. Em 14 de março, Astarita foi indiciado pela Polícia Civil por importunação sexual e demitido pelo Inter.
No âmbito criminal, o caso é tratado em segredo de justiça. Entretanto, o indiciamento ainda aguarda apreciação no Ministério Público para ter sequência. Em 28 de março, o Tribunal de Justiça atendeu ao pedido do órgão e ampliou para análise, que ainda não foi concluída.
GZH