Rádio Líder FM

Primeiro bebê do ano de 2024 do município de Lagoão nasce dentro de uma ambulância

O primeiro nascimento do ano de 2024 em Lagoão, ocorreu de forma inusitada.
Era 5h50min da manhã de hoje (08/01), quando Luciana Pavanato, Técnica de Enfermagem, reccebeu uma ligação para atender a uma gestante que havia chegado na UBS de Lagoão, vindo da localidade de Caçador. Tratava-se da gestante Camila da Silva Vargas, acompanhada pelo marido Eliseu de Moraes Ramos

Luciana conta que, quando chegou na UBS, a gestante não apresentava muitas contrações, mas foi encaminhada de ambulância para o Hospital Notre Dame São Sebastião, de Espumoso/RS, acompanhada pelas Técnicas em Enfermagem Luciana Pavanato e Maristela Machado, esposo Eliseu e o motorista Gilson Lemes.

Conforme o relato das técnicas, no trajeto, por volta das 7h, tiveram que parar a ambulância, pois havia sinais de que a gestante fosse dar à luz naquele momento, o que acabou não ocorrendo e a viagem prosseguiu. No entanto, vinte minutos depois, as contrações aumentaram e o parto teve que ser realizado dentro da ambulância, no trecho entre Soledade e Espumoso. As técnicas relataram que o bebê estava com circular de cordão, que é uma situação em que o cordão umbilical fica enrolado ao redor do pescoço do bebê. Embora a situação geralmente não seja prejudicial, pode ocasionalmente levar a complicações. A situação foi contornada e o parto foi realizado com sucesso, tendo nascido uma linda menina, pesando 3,585 Kg, e que recebeu o nome de Ana Vitória da Silva Ramos.

Mãe e bebê chegaram ao Hospital Notre Dame São Sebastião onde passam bem. Apenas em observação aguardando alta.

REINCIDÊNCIA

Embora a situação não seja tão comum, para a mamãe Camila da Silva Vargas, não foi a primeira vez, pois sua primeira filha também nasceu dentro da ambulância da Secretaria de Saúde de Lagoão, há três anos, no dia de Natal. As Técnicas de enfermagem Luciana Pavanato e Marlene Silva foram quem realizaram o parto naquela oportunidade.

Imagens: Sec. da Saúde de Lagoão.

Sair da versão mobile