Rádio Líder FM

O Hospital Notre Dame São Sebastião registrou 407 nascimentos no ano de 2023

O Hospital Notre Dame São Sebastião registrou 407 nascimentos no ano de 2023. Deste total, 92 foram partos normais e 315 cesáreas.

Apesar do número de cesáreas ainda ser alto, em comparação com 2022, o índice de partos normais aumentou no Hospital Notre Dame São Sebastião.

“A passos lentos estamos aumentando esses números, porque a cada ano que passa tem mais partos normais no SUS em Espumoso e mais pacientes interessadas em parto normal. Ao mesmo tempo em que a saúde pública tem interesse em difundir o parto normal como melhor via (se não houver contraindicações), ainda vemos profissionais que estabelecem a cesárea como regra devido a conveniência dela”, destacou a médica ginecologista e obstetra, Dra. Júlia Spíndola.

As inúmeras campanhas realizadas, propagando os benefícios do parto normal para a mãe e o bebê, tem auxiliado as gestantes na hora da escolha da via de parto.

“A maioria das pacientes até começa o pré-natal querendo parto normal, mas desiste da ideia ao longo da gestação pelo medo da violência obstétrica, pelo medo da dor e pela cultura cesarista que se tem no Brasil de que a cesárea é algo mais seguro e civilizado, apesar de todo o trabalho que se faz para tentar desconstruir isso”, afirmou a médica.

O parto normal reduz o tempo de internação hospitalar, reduz o tempo de recuperação no puerpério, tem dor reduzida após o parto, ausência de cicatriz abdominal e menor chance de infecções. Já para o bebê, além dos inúmeros benefícios do ponto de vista respiratório, é possível deixar o bebê por um tempo maior perto da mãe, o leite desce mais rápido e o aleitamento exclusivo fica mais fácil. Além disso, o parto normal favorece o vínculo entre o bebê e a mãe, pois permite interação “pele a pele” imediatamente após o nascimento.

O Hospital Notre Dame São Sebastião além de atender o município de Espumoso, é referência para Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Tunas, Lagoão, Campos Borges e Alto Alegre.

Sair da versão mobile