Bi-centenário da Imigração Alemã no RS vai ser comemorado também em Selbach
Após o término da 15ª Edição da Blumenfest, o município de Selbach volta suas atenções para outro evento, uma vez que foi escolhido como uma das sedes para os eventos alusivos aos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Em um anúncio surpresa durante a reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), no contexto da XV Blumenfest, Rafael Gessinger, Presidente do Comitê Organizador do Bicentenário da Imigração Alemã, revelou que Selbach será uma das cidades anfitriãs das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil.
Os duzentos anos da presença germânica no Rio Grande do Sul serão comemorados em 25 de julho de 2024, mas as comemorações ocorrerão ao longo de todo o próximo ano. Elas já estão sendo planejadas pelos municípios e pelas entidades da sociedade civil em todo o Estado.
A surpresa foi grande e a notícia alegrou aos habitantes de Selbach, pois esta cidade tem um grande orgulho de suas raízes culturais alemãs.
A Administração Municipal selbachense já está preparando a inauguração do monumento que marca os 200 anos da imigração alemã no Brasil. E o Consul da Alemanha confirmou sua presença nas celebrações, destacando a relevância do evento não apenas para a cidade de Selbach, mas também para as relações culturais entre o Brasil e a Alemanha.
A Comissão do Bicentenário já está trabalhando em colaboração com a Administração Municipal para trazer a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) durante as comemorações. Sem dúvida, será um marco na história da cidade e uma oportunidade ímpar para reviver as tradições e os valores que unem as culturas alemã e brasileira.