Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
14°
22°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Conexão Líder
Ao Vivo: Conexão Líder
Geral

Vigilância em Saúde confirma caso de febre amarela identificada em macaco na região das Missões

Vigilância em Saúde confirma caso de febre amarela identificada em macaco na região das Missões
08.08.2023 11h12  /  Postado por: Mirele Caldas

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou um caso de febre amarela, identificada em um macaco bugio, localizado na cidade de Santo Antônio das Missões. O animal foi encontrado já morto, em área de mata, em junho, com o resultado confirmatório concluído na quinta-feira (2/8). É a segunda ocorrência em primatas no Rio Grande do Sul neste ano.

Diante do achado, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Ambiental em Saúde da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), onde fica Santo Antônio das Missões, realizará, junto ao município, uma investigação no local em que o macaco foi encontrado. A equipe procurará animais vivos ou mortos e fará a verificação do status vacinal da população humana que vive no entorno.

Desde 2009, não há casos humanos confirmados de febre amarela no Estado. A Vigilância Ambiental em Saúde investiga as mortes suspeitas de primatas e, com isso, determina as áreas de risco.

A informação vem da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do RS

Lembramos que na natureza, as principais vítimas da febre amarela são os macacos, que no Rio Grande do Sul são representados majoritariamente pelas espécies do bugio e macaco-prego. Os primatas não são responsáveis pela transmissão.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO