Artigo: Como cuidar da sua pele no inverno?
A nossa pele é extremamente sensível às mudanças climáticas, e, conforme as estações do ano vão mudando, ela também as acompanha. No inverno, sentimos ainda mais essas alterações, conforme notamos a nossa pele mais ressecada, áspera, sem brilho, esbranquiçada, descamando e, dependendo dos casos, irritada por alergias.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), isso acontece pois as temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar contribuem para que a água da nossa pele evapore com mais facilidade, diminuindo a nossa hidratação natural.
Outros fatores também influenciam no ressecamento da epiderme durante os períodos mais frios; falaremos sobre todos eles e te ajudaremos a cuidar da sua pele da melhor maneira possível para evitar o ressecamento.
Acompanhe a leitura e conserve sua pele bonita o ano inteiro!
Cuidados essenciais para a pele no inverno
- Beba bastante água
Durante o inverno, a tendência é que as pessoas diminuam o consumo de água por não sentirem tanto calor ou sede, mas isso é um grande erro tanto para a saúde da pele quanto para a manutenção do nosso corpo.
A água fornece a nossa hidratação natural. Um adulto precisa beber, em média, de 2 a 3 litros de água por dia, conforme recomendações médicas.
- Evite banhos muito quentes e longos
Mesmo sendo quase irresistível tomar um banho bem quente para enfrentar as baixas temperaturas da estação, isso precisa ser evitado, pois a água em temperatura elevada retira a oleosidade natural da epiderme e faz com que o manto lipídico – responsável pela barreira e proteção da pele – não consiga reter a umidade e perca água para o ambiente externo, favorecendo o ressecamento.
Prefira banhos mornos, sabonetes hidratantes que vão nutrir a pele e evite esfoliações em excesso.
- Use hidratantes e filtro solar
O sol em menor intensidade não é motivo para não usar filtro solar – muito pelo contrário, pois a radiação solar ainda está presente mesmo entre as nuvens. Portanto, o protetor solar deve continuar na sua rotina de cuidados com o rosto.
Os hidratantes também devem ser potencializados tanto para o rosto quanto para o corpo todo. Eles são importantes para todos os tipos de pele e devem ser passados após o banho.
- Cuidado com lábios e pés ressecados
Um hidratante labial é essencial para enfrentar as baixas temperaturas sem que os seus lábios fiquem secos. Os pés também podem ficar com aspecto de rachaduras, por isso invista na hidratação dessas áreas, principalmente de noite.
- Mantenha uma alimentação saudável
Alguns alimentos melhoram a aparência da nossa pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, incluir legumes, hortaliças e frutas na sua dieta pode prevenir o envelhecimento precoce e neutraliza os radicais livres. Alguns exemplos são a laranja, cenoura, mexerica e o limão.
Além disso, alimentos ricos em água e sais minerais podem te ajudar a manter a hidratação de dentro para fora, como alface, brócolis, melancia, morango, pepino, água de coco, tomate, espinafre, entre outros.
Algumas vitaminas também favorecem a melhora cutânea, como o colágeno, as vitaminas A, do complexo B, C, D e E.
créditos:iStock
msc/rplanetário