Rádio Líder FM

Acadêmicos do IFRS de Ibirubá conquistam 1º lugar no AgroInova

O Projeto TechTrap, desenvolvido pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação do campus Ibirubá Andressa Lovatto e Rafael Lauxen e orientado pelo docente Ronaldo Serpa da Rosa é o grande vencedor do Prêmio AgroInova 2023. A premiação é resultado de uma parceria da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional (CONIF) e conta apoio operacional da Telebrasil.
No dia 14 de junho, no WTC Events Center, em São Paulo, durante o Painel Telebrasil Innovation, principal encontro de conectividade e inovação do Brasil, os acadêmicos e seu orientador estiveram apresentando a solução tecnológica inovadora que visa impulsionar a produtividade no campo e ajudar pequenos e grandes produtores na fruticultura. Na ocasião, o Ministro das Telecomunicações ministro das Juscelino Filho, esteve no stand do projeto e conversou com os acadêmicos.
O projeto “TechTrap – Sistema 4.0 automatizado de monitoramento remoto para auxílio no controle da mosca-das-frutas” vem sendo desenvolvida junto ao campus Bento Gonçalves e se caracteriza como uma solução baseada em IOT (Internet das Coisas) que visa auxiliar os fruticultores no monitoramento e controle da mosca-das-frutas. A solução é composta por um modelo de utilidade que possibilita a automatização de armadilhas de insetos, tornando-a um dispositivo inteligente, ou seja, com o uso de Inteligência Artificial (IA). Ela é capaz de identificar os insetos presentes na fruta e a partir desta, pode emitir alertas e/ou criar mapas de infestação.
O projeto TechTrap foi amparado pelo recurso do Edital IFES n° 05/2020 – Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0 e atualmente compõem um dos produtos da startup Agri-T, incubada pelo IFRS, unindo tecnologia e agricultura.
Fotos: Divulgação
Texto: Profª. Lisiane de Oliveira
Sair da versão mobile