Rádio Líder FM

Entrevista: Automedicação é um sério perigo para a saúde

A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada, pois o uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios. Todo medicamento possui riscos, que são os efeitos colaterais.

Saiba mais acompanhando a íntegra da entrevista com Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, farmacêutica e professora da Universidade de Passo Fundo (UPF):

https://rdlider.com.br/wp-content/uploads/sites/11/2023/06/Prof-Carla-Beatrice-Goncalves-Farmaceutica-UPF-Mirele_7564860.mp3?_=1
Sair da versão mobile