Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
30°
17°
19°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Geral

Crise da Cooperativa Piá leva presidente e diretoria a renunciarem

Crise da Cooperativa Piá leva presidente e diretoria a renunciarem
18.05.2023 10h45  /  Postado por: Mirele Caldas

A diretoria da Piá renunciou aos cargos em reunião no final da manhã desta quarta-feira (17). A cooperativa de Nova Petrópolis enfrenta uma crise financeira há anos, que se agravou nos últimos meses. O ápice ocorreu na semana passada, quando atrasou o pagamento dos fornecedores de leite. Sem o principal insumo, a empresa não tem como produzir e, portanto, vender. As prateleiras do supermercado da marca seguiam vazias, o que preocupava ainda mais a comunidade.

Além do presidente Jeferson Smaniotto, saíram o vice-presidente, o secretário-geral e integrantes do conselho de administração. A saída, porém, foi construída nos últimos dias, pois a permanência ficou insustentável com a insatisfação crescente dos associados e da comunidade local. Lembrando que, no final do ano passado, Smaniotto chegou a renunciar à presidência, mas, depois, voltou atrás.

Na tarde desta quarta-feira (17), foi publicado um edital convocando para uma assembleia no dia 19 de junho para eleger a nova direção da Piá. Presente na reunião na qual ocorreu a renúncia, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Sistema Ocergs), Darci Hartmann, disse à coluna que os novos dirigentes serão associados.

– Isso é certo. Serão pessoas da comunidade, do quadro associativo. Haverá, claro, uma profissionalização para reestruturar a cooperativa.

A Ocergs foi chamada a atuar na Piá há poucas semanas, mas, desde antes, já estava na Languiru, outra cooperativa em crise no Estado.

– A similaridade entre as duas existe. A Piá tem um endividamento menor do que a Languiru, mas deixou a situação chegar a um ponto mais grave, principalmente quando não pagou o produtor – acrescentou Hartmann.

Uma das maiores dificuldades da Piá agora é conseguir crédito no mercado. O risco de inadimplência e a desconfiança com a gestão da cooperativa estavam grandes. A Ocergs espera que a situação melhore com a mudança no comando da cooperativa, que tem 57 anos. A coluna procurou Smaniotto, que não atendeu à ligação ou respondeu as mensagens. A assessoria de imprensa da cooperativa confirmou a renúncia e a convocação da assembleia.

GZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO