Rumo ao Campo: Uso da tecnologia da irrigação visando uma cafeicultura mais sustentável
A cafeicultura brasileira tem se transformado a cada ano que passa, com consumidores globais cada vez mais exigentes, não somente com o aspecto qualidade, mas exigindo também uma produção cada vez mais sustentável e com rastreabilidade. Com isso, os cafeicultores têm buscado cada vez mais práticas que contribuem com o meio ambiente e ações voltadas à responsabilidade social.
Os princípios de uma cafeicultura sustentável são custos externos e impactos indesejáveis cada vez mais minimizados, ciclo de nutrientes balanceados e perdas minimizadas, conservação do solo e água, diversidade biológica reforçada, monitoramento de pragas e doenças e sempre levando em conta o viés social. Com desafio de manter altas produtividades e qualidade.
Com isso tecnologias tem auxiliado os cafeicultores a trabalharem a sustentabilidade dentro da propriedade, dentre elas a irrigação que permite os cafeicultores produzirem mais em uma mesma área sem necessidade de expansão agrícola, além da possibilidade de realizar aplicações de fertilizantes, produtos para proteção de cultivo via sistema de irrigação, sendo uma prática rentável e benéfica para o meio ambiente.
A Engenheira Agrônoma e técnica agropecuária pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Especialista agronômica da Netafim Brasil, Gabriela Terra, conversou conosco e explicou o uso da tecnologia também em outros cultivos. Acompanhe a entrevista: