Intercooperação: Cooperativas de Espumoso irão promover ação conjunta no Dia C
Na quarta-feira, dia 10 de maio, representantes da Cresol, Sicoob, Sicredi e Cooperativa Educacional João Batista Rotta, estiveram reunidos na agência da Cresol de Espumoso para planejar juntos o Dia C de Cooperar, que será realizado no dia 01 de julho. Também esteve presente o presidente da Associação Comercial, Eduardo de Barros Meira e o diretor financeiro Matheus Barros. A Secretária Municipal de Coordenação e Planejamento de Espumoso, Natália Strelow representou o poder público.
A iniciativa do encontro partiu do Comitê Mulher da Cresol, que esteve representado pelas associadas Cássia Ranzi e Karen Camargo.
No evento os participantes definiram por arrecadação de agasalhos, alimentos e brinquedos. Também será feito um reconhecimento a pessoas que trabalham de forma voluntária na comunidade.
Durante a reunião, formou-se comissões que irão trabalhar em diferentes frentes para realização da iniciativa. Uma das premissas definidas foi a participação de todas as cooperativas de forma igualitária, mostrando a força do setor para a sociedade.
Em breve irão iniciar as divulgações da campanha de arrecadação e a programação do evento do dia 01 de julho.
Sobre o Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador, realizado pelo Sistema Ocemg. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. Rapidamente a ideia ganhou a simpatia de diversas cooperativas mineiras, que passaram a apoiar e desenvolver, anualmente, as ações do Dia C.
Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.