Rádio Líder FM

Brasileiro de 17 anos ganha prêmios internacionais ao criar repelente com fruto da Amazônia

Um jovem cientista brasileiro de 17 anos conquistou dois prêmios internacionais ao criar um repelente de baixo custo a partir de um fruto da Amazônia. Trata-se de Gustavo Botega Serra, participante do Programa Cientista Aprendiz, vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz – Maranhão.

Ele foi o segundo brasileiro da história a ganhar simultaneamente o Prêmio Weizmann, uma bolsa de estudos em Israel, e credencial para Regeneron ISEF, a maior feira de ciências do mundo, que esse acontecerá em Dallas, Texas, de 14 a 19 de maio.

Com orientação do pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil e coordenador do projeto, professor Zilmar Timóteo, Gustavo criou um repelente que utiliza de um fruto regional com abundância na Amazônia brasileira.

“O Programa Cientista Aprendiz possibilita que as pesquisas deste e de outros projetos sejam realizadas em laboratórios da universidade, com acompanhamento e orientação de professores, mestres e doutores, assim como monitoria de acadêmicos da própria instituição, aproximando os jovens do ensino superior e da pesquisa científica”, contou o Zilmar.

Gustavo Botega finalizou o Ensino Médio em 2022 e deseja continuar no caminho da pesquisa científica. “A pesquisa nos possibilita um mundo de oportunidades. A certeza que tenho é de que quero continuar fazendo ciência e levar esses resultados para a comunidade. Outros elementos da minha matéria-prima ainda podem ser estudados e desenvolvidos, e essa é a minha prioridade agora”, explicou.

R7

Sair da versão mobile