Rádio Líder FM

Marcos Vilhena fala sobre a requeima nas hortaliças

Do ponto de vista econômico, a batata é a principal hortaliça cultivada no Brasil, apresentando uma produção anual média de 3,5 milhões de toneladas em cerca de 130 mil hectares plantados. Porém, a produção poderia ser ainda maior, se não fossem os prejuízos provocados por microrganismos causadores de doenças.

Uma dessas doenças, talvez a mais comum, é a requeima, cujo agente causador é o oomiceto Phytophthora infestans. Essa doença pode comprometer todo o campo de produção de batata em poucos dias, sendo um problema de grande importância em todo o mundo.

Com rápido desenvolvimento e alto potencial destrutivo, a requeima é uma ameaça muito grave na grande maioria dos sistemas de produção da batata. Exatamente por isso, é bastante comum adotar estratégias relacionadas ao manejo integrado dessa doença na batata, garantindo maior controle e manutenção da produtividade da cultura.

Sobre o assunto, o engenheiro agrônomo Marcos Vilhena, gerente de marketing regional da Ihara, explica como fazer o controle sobre a requeima:

https://rdlider.com.br/wp-content/uploads/sites/11/2023/04/2904-Marcos-Vilhena-sobre-requeimaIhara-Tania.mp3?_=1

 

 

 

Sair da versão mobile