Rádio Líder FM

Secretaria da Educação de Espumoso realiza ação nas escolas sobre o “Abril Verde”

O movimento Abril Verde engloba ações de conscientização relacionadas à segurança e à saúde do trabalhador brasileiro. Ele parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

Em 2019, a explosão da mina em Virgínia, que resultou na morte de 78 trabalhadores, completa 50 anos. Recordar este momento que causou um enorme pesar na década de 60 nos faz manter viva a cultura da prevenção, buscando reduzir os índices de acidente e doenças do trabalho, além de incentivar cada vez mais esforços de todos em torno do tema.

Na manhã de hoje, 27, estiveram no programa Giro da Notícia o Técnico em Segurança do Trabalho Régis Brum, a Enfermeira Coordenadora da Secretaria de Saúde de Espumoso Janaína Parizotto, e a Secretária da Saúde de Espumoso Marileisa Valandro, falando sobre a importância do trabalho de prevenção realizado nas escolas do município, através de conscientização para a importância da prevenção e o cuidado com os acidentes. Ouça a entrevista completa:

https://rdlider.com.br/wp-content/uploads/sites/11/2023/04/sec-saude.mp3?_=1

Com informações Sesi

Sair da versão mobile