Sábado, 07 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Chuva
21°
16°
20°C
Espumoso/RS
Chuva
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Notícias

Morte de Bugio é investigada em Boa Vista das Missões

Morte de Bugio é investigada em Boa Vista das Missões
18.04.2023 16h21  /  Postado por: Mirele Caldas
Nesta segunda-feira,17, foi reportada à Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista das Missões o óbito de um Bugio Ruivo (Alouatta guariba), na localidade de Pinheirinho. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da 15ª Coordenadoria de Saúde dirigiram-se ao local e procederam com as coletas de materiais biológicos para exames das causas do óbito do animal silvestre.
Bugios e outros macacos silvestres são considerados sentinelas para a circulação da Febre Amarela e importantes bio-indicadores para antecipar ações preventivas, sendo importante a manutenção das populações sem interferência humana.
Em caso de encontro de animais doentes, feridos, mortos, ou mesmo ossadas, é importante que a Secretaria de Saúde seja comunicada o mais rápido possível. A febre amarela é transmitida por mosquitos, como o Aedes aegypti no ciclo urbano da doença e os mosquitos Haemagogus e Sabethes no ciclo silvestre.
À população, principalmente aos moradores da zona rural, pede-se que verifiquem suas carteiras de vacinação para a imunização de Febre Amarela e, caso necessário, procurem seu posto de vacinação de referência. Salienta-se que os macacos não transmitem a doença ao ser humano e, portanto, não devem ser mortos. Matar animais silvestres é crime ambiental passível de multa e prisão.

A Secretaria de Saúde iniciou as buscas ativas e toda a população tem vacina ofertada no posto de saúde. A localidade encontrada o animal será visitada e revisada.

Portal GV

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO