Quinta-feira, 24 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
30°
20°
21°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Bandas do Sul
Ao Vivo: Bandas do Sul
Geral

Ministério Público determina que prefeito de município da região noroeste exonere cargos comissionados

Ministério Público determina que prefeito de município da região noroeste exonere cargos comissionados
15.04.2023 10h01  /  Postado por: Mirele Caldas

Ministério Público de Guarani das Missões, através de um Inquérito Civil determina que o Prefeito Jerônimo Jaskulski, de Guarani das Missões, exonere todos os cargos comissionados que não exerçam funções reais e efetiva direção, chefia ou assessoramento superior
O Promotor Márcio Rogério de Oliveira Bressan, fixou um prazo de 10 (dez) dias para o executivo responder a determinação

No dia 10 de abril de 2023, o Promotor de Justiça de Guarani das Missões, Márcio Rogério de Oliveira Bressan, assinou o despacho referente ao Inquérito Civil 01778.000.185/2022, onde determina que o Prefeito Jerônimo Jaskulski (MDB), desligue “os muitos” servidores contratados pela Administração Municipal que não desempenhem efetivas funções de direção, chefia e assessoramento, em estrita consonância com as disposições legais.

Segundo o promotor, a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Desta forma, ele destaca no despacho a importância de acentuar que cargos em comissão somente podem destinar-se a funções de chefia, direção e assessoramento, todas elas de caráter específico dentro das funções administrativas.

No despacho, o Promotor Márcio Rogério de Oliveira Bressan acrescenta que tais funções em virtude das especificidades funcionais, ostentam certo destaque nos quadros de servidores.  Assim, a lei não pode criar cargos dessa natureza para funções permanentes ou de rotina administrativa próprias das carreiras regulares e dos cargos efetivos. Sendo assim, conclui o promotor que, o desvio de finalidade da lei com essa configuração qualifica-se como inconstitucional, evidenciando indesejável fraude ao mandamento constitucional.

Ainda segundo consta no despacho, a administração, nos anos de 2011 e anos seguintes, realizou a alocação de servidores, sejam eles concursados ou detentores de cargos em comissão, em funções para os quais não estavam habilitados e para as quais não estavam contratados e, com isso, violou os princípios da moralidade, legalidade e impessoalidade, sobrevindo a ocupação de cargos que poderiam estar sendo exercidos por servidores concursados e prejudicando o bom andamento do serviço público, na medida em que pessoas não habilitadas prestavam serviços para os quais não estavam contratadas. Por isso, deve ser mantida a tutela inibitória concedida, ou seja, impedir a prática de ato contrário ao direito, sua repetição ou continuidade a fim de fazer não acontecer os desvios de função.

Diante de todos os fatos e circunstâncias apontadas, o Ministério Público de Guarani das Missões, através do Promotor Márcio Rogério de Oliveira Bressan, determinou que o Prefeito Jerônimo Jaskulski (MDB), exonere todos os cargos comissionados que não exerçam funções reais e efetiva direção, chefia ou assessoramento superior, encaminhando as respectivas portarias de exonerações, uma vez que no Oficio  011/2023-UCCI/PMGDM, consta a informação de que a recente nomeação de outros três servidores comissionados, irregularmente, elevou os índices de gasto com pessoal, ultrapassando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O promotor Fixou um prazo de 10 dias para que o prefeito envie ao Ministério Público uma resposta acerca da determinação, caso não ocorra as portarias de exoneração, haverá a elaboração de ação judicial visando a regularização da situação.

OBSERVADOR REGIONAL

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO