Rádio Líder FM

Ibirubá já tem 334 casos de dengue e a situação preocupa as autoridades

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

Com 334 casos confirmados, Ibirubá está em uma situação de infestação de dengue sem data para finalizar. No total, foram mais de 610 notificações e 154 ainda aguardam o resultado pelo laboratório central do estado.O surto de dengue naquele município está preocupando as autoridades de saúde, já que a maioria dos casos são sintomáticos e exigem cuidados especiais. Neste momento, 5 pessoas estão hospitalizadas devido a complicações da dengue., No entanto, a principal preocupação dos médicos e profissionais da saúde é a proliferação do vetor. A população precisa colaborar no controle da infestação do mosquito.Os sintomas da dengue incluem febre alta repentina, dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular e nas articulações, náusea, vômito, diarreia e perda de apetite. A dengue grave pode causar vazamento de plasma, sangramento e falência de órgãos, levando à morte.

Já são 6 óbitos no Rio Grande do Sul em 2023 e não há medicação específica para a dengue e o tratamento envolve hidratação, repouso e medicação para controle de dor e febre.

Existe uma preocupação com o aumento da demanda de hospitalizações visto que a sobrecarga do sistema de saúde decorrente da pandemia da Covid-19 tem gerado preocupações para outras doenças que foram deixadas em segundo plano.

A equipe de endemias ibirubense tenta controlar os criadouros com ações contínuas de busca e eliminação de focos. Porém, é necessário o empenho da população na eliminação dos focos.

Sair da versão mobile