Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
22°
15°
22°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Conexão Líder
Ao Vivo: Conexão Líder
Especiais

Entrevista: Dia da Conscientização contra a Psicofobia – saiba o que é

Entrevista: Dia da Conscientização contra a Psicofobia – saiba o que é
12.04.2023 10h31  /  Postado por: Mirele Caldas

Psicofobia é o preconceito contra as pessoas que têm transtornos e deficiências mentais. Ao longo da história, doentes mentais foram acusados de bruxaria ou de serem possuídos pelos demônios, ou até mesmo de serem servos do diabo. Nos tempos modernos, quando foram desenvolvidas a psiquiatria e a psicologia, verificou-se que essas pessoas tinham doenças mentais e não demônios ou quaisquer outras explicações acima mencionadas. O preconceito contra os portadores de doenças mentais ainda é muito grande e apenas a informação sobre o assunto pode diminuir o preconceito.

Desse modo, a psicofobia nada mais é do que tratar algum transtorno ou transtornador mental com negligência. Ou seja, quando se inferioriza uma pessoa dizendo coisas como “isso é frescura”, “você está se fazendo de vítima”, ou quando se dizem que alguém é “louco” porque possui um transtorno mental. É preciso se compreender que pessoas com ideias suicidas não estão em busca de atenção, pessoas com depressão não estão tristes, pessoas com ansiedade não são rudes, pessoas com transtorno mental não são loucas. E a Psicofobia só piora todos os tipos de transtornos que existem. A negligência, a ignorância, a solidão, levam a pessoa a um estado muito pior do que o transtorno já a coloca.

A Psicofobia é motivo de suicídio no país inteiro, por negligência ou ignorância de próximos a um tratamento adequado.

Por isso, conversamos com Lorena Soares, que tem mais de 25 anos de carreira, atuando diretamente com saúde mental, e COO da Amar.elo Saúde Mental. Com formação em Psicologia e especialista em estresse, ela tem uma trajetória profissional que inclui experiências tanto no setor público como privado, Lorena tem ainda outras especializações, entre as quais se destacam a Gestão de Saúde e Educação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais respeitadas e reconhecidas instituições do Brasil em promoção da saúde e desenvolvimento social; Psicanálise no Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Ceará; e Infância pela Escola Psicanalítica do Ceará. Acompanhe a entrevista completa:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO