Sexta-Feira Santa é um dia de grande importância para o cristianismo, pois é considerado, na tradição cristã, o dia em que Jesus Cristo foi crucificado e morreu. A Sexta-Feira antecede em dois dias o Domingo da Páscoa, além de ser parte também da Semana Santa, que presta homenagem aos últimos dias de Jesus e sua ressurreição.
Esse dia é encarado como um dia de grande devoção a Jesus, celebrando o seu sacrifício, mas também de luto e respeito por sua crucificação. Na tradição católica, não há missas nesse dia, mas uma cerimônia chamada Celebração da Paixão de Cristo é realizada. Muitas pessoas decidem abster-se do consumo de carne vermelha.”
O que significa a Sexta-Feira Santa?
A Sexta-Feira Santa é uma data que está presente no calendário litúrgico do cristianismo, sendo celebrada especialmente pelos católicos. Essa data é parte da Semana Santa e é conhecida como o dia no qual Jesus teria sido crucificado. Esse dia também é conhecido como a Sexta-Feira da Paixão, dentro da crença cristã.
Essa data antecede o Domingo de Páscoa, que, segundo a tradição cristã, é o dia que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Esse dia também é parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa e que são um momento de grande devoção, pois relembram o sacrifício de Jesus Cristo.
A Sexta-Feira Santa é marcada pelo jejum de carne, destacadamente carne vermelha e de frango, como parte de uma penitência que deve ser realizada pelos fiéis. Entende-se que a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus.