A percepção de piora no sinal da internet de celular em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul tem frustrado quem tenta utilizar o serviço. Giane Guerra buscou respostas ao que está acontecendo e quais medidas podem melhorar o sinal.
O superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges, explica que um dos principais motivos para o retrocesso do sinal de internet em algumas regiões específicas é a própria implementação do 5G:
— O que vem acontecendo e que pode significar o sinal oscilando, e eventualmente caindo, é a complexa engenharia para a implementação do 5G com a troca das antenas, os testes e a atualização dos equipamentos com novas faixas de frequência.
Gustavo Borges ressalta que ainda em abril ou maio deve ser divulgado um selo de qualidade das operadoras. em cada município. O selo deverá dizer se a empresa tem o selo A, B, C, D ou E.
Analisando os problemas de internet, Gustavo Borges destaca que dois problemas foram determinantes para esta situação no serviço de internet:
- A descontinuidade da operadora Oi nos serviços de celular, fazendo com que os clientes fossem migrados para as operadoras Claro, Tim e Vivo. Apesar do direcionamento ter sido planejado, o grande número de usuários surpreendeu e trouxe problemas.
- A implementação da rede 5G, que requer uma mudança muito grande de equipamento com novas faixas de frequência, ocasionando ajustes, também causa oscilações no sistema.
O superintendente destaca que os ajustes estão sendo feitos, mas não pode ser fixado um tempo. E que o selo de qualidade vai proporcionar ao usuário poder avaliar a sua operadora e inclusive migrar para outra empresa.
Fonte: GZH