Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
31°
19°
19°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Líder
Ao Vivo: Madrugadão Líder
Notícias

Secretaria da Saúde de Espumoso alerta sobre Dengue

Secretaria da Saúde de Espumoso alerta sobre Dengue
15.03.2023 11h18  /  Postado por: Mirele Caldas

O alerta é sobre uma situação que está se tornando cada vez mais preocupante. Estamos falando da dengue, e junto a ela a Chikungunya e a Zika, doenças que são transmitidas por mosquitos e que estão se espalhando em uma escala perigosa em municípios próximos ao nosso.

Muitas pessoas estão sendo infectadas e várias delas estão internadas em hospitais por causa dessas doenças. Precisamos agir agora antes que elas tomem proporções catastróficas.

Se você acha que a dengue e a chikungunya são doenças leves, pense novamente. Elas podem levar a complicações graves e até mesmo à morte. Por isso, é fundamental que todos nós façamos a nossa parte para evitar a propagação dessas doenças.

O principal meio de prevenção é a eliminação dos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é o principal transmissor dessas doenças. Isso significa eliminar qualquer lugar onde a água possa ficar parada, como vasos de plantas, pneus velhos e caixas d’água mal vedadas.

Também é importante usar repelentes de mosquitos e roupas que cubram o máximo de pele possível, especialmente durante o dia, quando os mosquitos estão mais ativos

Sintomas da Dengue:

Febre alta (entre 38 e 40 graus)
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Dores musculares e nas articulações
Mal-estar geral
Manchas vermelhas pelo corpo
Perda de apetite
Náuseas e vômitos
Fraqueza

Sintomas da Chikungunya:

Febre alta (geralmente acima de 38 graus)
Dor intensa nas articulações, que pode durar semanas ou meses
Inchaço nas articulações
Dor de cabeça
Fadiga
Erupções cutâneas
Náuseas e vômitos

Não podemos ficar parados enquanto essas doenças se espalham. Precisamos ser proativos e tomar medidas para proteger a nossa comunidade. Então, por favor, fale com seus amigos e familiares sobre essa situação e incentive-os a tomar as medidas necessárias para evitar a propagação dessas doenças.

Não deixe que a dengue e a chikungunya se tornem uma ameaça para a nossa cidade. Vamos trabalhar juntos para prevenir sua propagação e proteger a saúde e o bem-estar de todos nós.

Ouça a entrevista completa com Lucia Vilarinho e Fátima Lupatini ao programa Giro da Notícia:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO