Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu, nesta segunda-feira (20), a província de Hatay, no sul da Turquia, o mais forte desde os devastadores tremores de 6 de fevereiro, informou a Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres (Afad).
O novo tremor, cujo epicentro se localizou na localidade de Defne, distrito localizado a cerca de 15 minutos de Antakya, ocorreu às 20h04min locais (14h04min, no horário de Brasília) e foi sentido em Antakya e Adana, 200 quilômetros ao norte.
Segundo um jornalista da Agence France-Presse (AFP) no local, o terremoto gerou pânico entre a população e levantou grandes nuvens de poeira.
De acordo com a Afad, mais de 6 mil tremores secundários sucederam o terremoto de magnitude 7,8 que devastou o sul da Turquia e a Síria no início do mês.
Buscas diminuem
A Turquia concluiu as operações de resgate referentes ao terremoto que atingiu recentemente o país e também a Síria. Conforme informou a Afad no domingo (19), agora as buscas por sobreviventes ocorrerão apenas nas duas províncias turcas mais atingidas pelo abalo sísmico que deixou dezenas de milhares de mortos.
De acordo com último balanço divulgado, o terremoto que abalou a região em 6 de fevereiro, de magnitude 7,8, deixou mais de 43 mil mortos na Turquia e na Síria. Além disso, ainda segundo a Afad, nenhum sobrevivente foi encontrado nas ruínas por mais de 24 horas.
GZH