Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
24°
13°
18°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Café da Líder
Ao Vivo: Café da Líder
Agricultura

ESTIAGEM: Município de Tio Hugo decreta situação de emergência

ESTIAGEM: Município de Tio Hugo decreta situação de emergência
15.02.2023 15h09  /  Postado por: carol
O Poder Executivo Municipal de Tio Hugo decretou situação de emergência em virtude da forte estiagem que assola o município. A decisão foi tomada após levantamento feito pelo escritório municipal da Emater-Ascar e pela secretaria municipal de Agricultura.
De acordo com o relatório, foram registradas perdas significativas na agricultura e pecuária. Isso resulta em prejuízos econômicos e sociais expressivos em âmbito local. Além disso, há falta de água para consumo dos animais em algumas propriedades e a diminuição rápida do nível de poços e reservatórios que abastecem a cidade e as comunidades do interior. Desta forma, as secretarias municipais de Agricultura e Obras estão atuando na abertura de bebedouros para animais e reposição de água em reservatórios com baixos níveis de água através de caminhão pipa.
Conforme explica o prefeito Gilso Paz, os registros de prejuízos na produção são significativos, desde o milho para silagem e em grão, que teve grande quebra, assim como a soja que está com problemas no seu desenvolvimento devido à falta de chuva e ao calor execessivo. “A atividade pecuarista, também está prejudicada, isso porque pastagens também sofrem os impactos da estiagem, reduzindo consequentemente a produção leiteira em Tio Hugo”, enfatizou.
Segundo dados levantados pela Emater Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura, as perdas contabilizadas em Tio Hugo chegam a R$ 48.8 Milhões de reais, sendo a soja a cultura mais prejudicada, com prejuízo estimado em mais de R$ 34 milhões de reais. Além disso, são contabilizadas perdas em culturas como milho em grão e para silagem, e em atividades tais como, bovinocultura, produção leiteira, psicultura e avicultura.
O líder do Executivo Municipal ressalta que as perdas no setor primário irão refletir diretamente sobre a economia de Tio Hugo, já que a agricultura e a pecuária são o esteio econômico do município.
O decreto que estabelece a situação de emergência decorrente da estiagem em Tio Hugo está publicado no site do município. A partir disso, o município aguardará a homologação do mesmo nas esferas Estadual e Federal.
Fonte e foto: Ascom Prefeitura Municipal Tio Hugo
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO