Rádio Líder FM

Daniela Degani, fundadora da MindKids, explica que o retorno à sala de aula é oportunidade ideal para conhecer e experimentar os benefícios desta prática

Escolas públicas e privadas de todo o País estão recebendo novamente seus alunos para o começo das aulas do ano letivo de 2023, após as férias de final e início de ano. A retomada das atividades escolares é também a oportunidade ideal para introduzir práticas que ajudem a cuidar do bem-estar emocional de alunos e professores, como a prática da Meditação Mindfulness.

Segundo Daniela Degani, instrutora certificada pela Mindful Schools, dos EUA, e pelo Mindfulness Training Institute, da Inglaterra, a Meditação Mindfulness desenvolve naqueles que a praticam a habilidade de estarem plenamente atentos, concentrados, focados no que estão fazendo ou nas situações ao seu redor. “Esta é uma habilidade cada vez mais necessária na atualidade, em que muitos são os motivos, os apelos, as situações que podem levar à distração, à falta de foco. A Meditação Mindfulness é uma prática que nos conduz a uma jornada de autoconhecimento, ensinando-nos a identificar as situações que nos dispersam e a como retomar a atenção”, explica.

Degani é também fundadora da MindKids, iniciativa que promove e ensina a prática da Meditação Mindfulness para alunos, professores e famílias, tendo conduzido treinamentos e capacitações junto a mais de 50 escolas e mais de 3.000 educadores de todo o País. A especialista sugere algumas dicas para introduzir a prática na sala de aula, com alunos de diferentes faixas etárias:

Sair da versão mobile