Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383 3400
Whatsapp: (54) 9 9999-7374
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
31°
19°
28°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Manhã Líder
Ao Vivo: Manhã Líder
Geral

Deputado Clair Kuhn solicita crédito com juro zero para agricultores afetados pela seca

Deputado Clair Kuhn solicita crédito com juro zero para  agricultores afetados pela seca
13.01.2023 15h06  /  Postado por: Tânia Diehl

Pelo terceiro ano consecutivo, os agricultores gaúchos sofrem com as consequências da estiagem no verão. Para mitigar os efeitos da falta de chuva na produção agropecuária, os órgãos governamentais e entidades representativas dos agricultores buscam viabilizar medidas emergenciais. Em reunião do Fórum Permanente de Combate à Estiagem realizada na última quarta-feira (11) em Porto Alegre, o deputado Clair Kuhn solicitou ao governo a criação de linhas de crédito emergenciais, com juro zero para os produtores de leite. “Precisamos que o pequeno produtor tenha acesso a recursos a juro zero. Assim, ele pode ir na cooperativa comprar ração, pode comprar silagem diretamente de outros produtores de regiões onde existe disponibilidade de alimento, para complementar a alimentação do rebanho. Estamos apreensivos com a diminuição do plantel, pois os produtores estão vendendo os animais para os abatedouros por falta de alimento. A renda vai reduzindo e a consequência é a saída dos agricultores da atividade. Isso nos preocupa, pois o produtor de leite fomenta a economia dos pequenos municípios. A crise no setor gera um efeito cascata” destaca o deputado.
Outra solicitação do deputado Clair diz respeito ao armazenamento de água.
“Além de darmos suporte aos serviços de escavação de açudes para armazenagem de água, também precisamos dar as condições de o produtor impermeabilizar este açude, com lonas, a exemplo das utilizadas em esterqueiras. Este investimento pode ser viabilizado também com recursos de financiamento com juro zero”, exemplificou o deputado.
O Fórum confirmou a realização de um plano atualizado de enfrentamento à estiagem por parte do governo do Estado. O projeto, ainda sem data definida, será apresentado ao governador Eduardo Leite pelos secretários estaduais que tratam do assunto. O secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, destacou que, entre os pontos prioritários, estarão o combate à fome e ao desabastecimento de água, aquisição, por parte do governo, de produtos da agricultura familiar para cestas básicas, reforço aos investimentos do programa Avançar e mais celeridade nos projetos que estão em andamento. Neste ponto, Clair parabenizou o Governo do Estado e o novo secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação Giovani Feltes, pela decisão
de transferir os recursos para a perfuração de poços artesianos diretamente para os municípios, tornando assim o serviço mais ágil, pois muitos municípios estão com problemas no abastecimento de água, tanto humana como animal. “Era uma reivindicação que tínhamos já do ano passado e que foi atendida agora pela Secretaria”, disse Clair.
Em defesa permanente da agricultura, o deputado Clair Kuhn destacou que seguirá atuando na defesa dos produtores afetados pela estiagem. “É preciso que sejam realizadas ações emergenciais. Um grande exemplo é o programa Juro Zero que defendemos junto ao governo como uma demanda da nossa Frente Parlamentar para a Retomada da Economia e que foi confirmado no início do ano passado, beneficiando microempreendedores e microempresas atingidas pelos efeitos da pandemia. Vamos defender crédito isento de juros aos produtores e também ações de médio a longo prazo, como armazenamento de água, irrigação e fortalecimento da assistência técnica para auxiliar os produtores a organizarem a propriedade levando em consideração a instabilidade hídrica de nosso Estado”, finaliza Kuhn.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO