A Polícia Civil gaúcha, executou, na manhã desta quinta-feira (15), cerca de 160 ordens judiciais contra uma organização criminosa que comercializava e falsificava agrotóxicos de uso proibido no Brasil. Houve a participação de diversos órgãos de segurança pública e fiscalização do Rio Grande do Sul, do Paraná e da Bahia, na chamada Operação Hórus, com mais de 300 policiais e fiscais em 21 municípios desses estados.
Entre as ordens judiciais, estão 11 mandados de prisão preventiva para os chefes da quadrilha; 55 mandados de busca e apreensão em residências e empresas (em 15 cidades do RS, uma do Paraná e cinco na Bahia); 22 mandados de busca e apreensão de veículos (usados ou adquiridos pela organização criminosa); e 37 mandados de sequestro de bens e rendas e suspensão de CNPJ das empresas “laranjas”.
A operação policial foi resultado de uma investigação feita pela Draco, de São Luiz Gonzaga, e pelo Departamento de Polícia do Interior, os quais coordenam a Operação Hórus na Polícia Civil gaúcha.
Em Passo Fundo, uma mulher foi detida em sua casa, num condomínio localizado no Bairro Lucas Araújo. Documentos e um carro de luxo foram apreendidos no local.