Rede municipal de ensino de Espumoso receberá mais duas cooperativas escolares
A rede municipal de ensino de Espumoso receberá duas novas cooperativas escolares a partir do ano que vem. As instituições que irão abraçar as iniciativas são a EMEF Emílio Henrique Schmitt e a EMEF Augusto Peruzzo, que juntas abrigam quase 150 estudantes entre crianças e adolescentes, e ficam localizadas na zona rural do município. O
Programa Cooperativas Escolares é fomentado na região pela Sicredi Espumoso RS/MG e conta com o apoio das secretarias municipais de Educação.
A implementação das duas novas cooperativas escolares é resultado do sucesso do Programa em Espumoso, que, em 2018, fundou a Cooperic e foi o precursor da iniciativa na região. Pensando nisso, a Sicredi Espumoso RS/MG e a Secretaria Municipal de Educação do município convidaram mais duas escolas a aderirem ao Programa, considerado, pela secretária de Educação, Magali Pereira de Oliveira, a concretização de um sonho. “As Cooperativas Escolares, para mim, pessoalmente, são a realização de um sonho. Eu acompanhei a primeira Cooperativa Escolar, como coordenadora do Programa União Faz a Vida dentro da Secretaria, há quatro anos. É um trabalho que traz um conhecimento muito grande para as crianças, que traz um envolvimento maior da gestão da escola e do professor-orientador”, relembra Magali.
As cooperativas escolares transformam o processo de aprendizagem e estimulam o desenvolvimento de cada criança e adolescente, pois aliam os conteúdos trabalhados nas cooperativas com os ensinamentos da sala de aula. Embora todo o processo seja conduzido pelos alunos envolvidos, a participação e o engajamento de toda a comunidade são fundamentais para o sucesso dessas iniciativas, segundo Magali. “É uma grande oportunidade para a escola, para as crianças e toda a comunidade escolar como um todo. A participação dos pais, funcionários e professores é muito importante no sentido de apoiar, de abraçar, porque a construção desse projeto é mais focada na direção e no professor-orientador, que tem essa responsabilidade e recebe todo apoio do Sicredi que traz assessores especializados”.
Para a secretária, é dever do poder público e da sociedade investir em programas e atividades que contribuam com o desenvolvimento de todos os jovens. “As crianças têm direito de receber essa oportunidade de se tornarem protagonistas mais ativas e com potencial enorme para se desenvolverem em várias áreas, porque a gente sabe que eles vão ser grandes líderes, grandes profissionais no futuro. E é nossa obrigação proporcionar isso para eles também, já que temos essa parceria com o Sicredi”.
Há mais de 40 anos, a Sicredi Espumoso RS/MG acredita que o trabalho em conjunto é a chave essencial para o desenvolvimento das comunidades. Além de oferecer produtos e soluções financeiras, consideramos que investir na educação cooperativa significa planejar um futuro, onde todos sejam líderes engajados e se tornem protagonistas de suas próprias histórias. Pensando nisso, o Sistema Sicredi desenvolveu o Programa Cooperativas Escolares, com o objetivo de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes para que todos vivenciem na prática os valores e princípios do cooperativismo.
Thalis Rota Laner
Assessoria de Comunicação e Marketing