O vice-presidente da República e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos), afirmou que os comunistas “não passarão” no Brasil. Ele deu a declaração nas redes sociais, no domingo (27), ao comentar o aniversário de 87 anos da Intentona Comunista.
“Na data de hoje [domingo], em 1935, traidores da Pátria intentaram contra o Estado e o povo brasileiro. A Intentona de 27 de novembro foi a primeira punhalada do Movimento Comunista Internacional contra o Brasil. Não seria a última. Eles que venham, não passarão!”, declarou o general gaúcho.
Intentona Comunista é um conjunto de levantes operados por membros do Exército brasileiro em 1935 e 1936, quando o Brasil era governado pelo presidente Getúlio Vargas. Esses levantes ocorreram em pelo menos três capitais: Natal (RN), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ).
Os principais objetivos da Intentona Comunista eram a deposição de Getúlio Vargas e a implantação de um novo governo sob a liderança de Luís Carlos Prestes. Essa tentativa de tomar o poder pelas armas fez com que o então presidente decretasse a ilegalidade da ANL (Aliança Nacional Libertadora).
Fonte: O Sul