Doadores de Sangue recebem reconhecimento do Serviço de Hemoterapia do HSVP
Você sabia que em apenas 45 minutos tem a possibilidade de salvar a vida de até quatro pessoas? Esse é o tempo estimado para uma doação de sangue no Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. As coletas realizadas no setor são destinadas aos atendimentos de alta e média complexidade realizados diariamente no HSVP. Por isso, a manutenção regular dos estoques é essencial, tendo em vista que a Instituição é responsável pelo atendimento de uma população superior a 2 milhões de habitantes da região norte do Rio Grande do Sul.
Para cumprir a média de 60 coletas diárias, o Serviço de Hemoterapia do HSVP precisa de 80 candidatos. Buscando valorizar e agradecer quem doa regularmente, foram entregues certificados de reconhecimento aos voluntários, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro. “Convidamos as empresas e grupos que realizam os mutirões, os doadores que completaram o ciclo aos 69 anos, e também aqueles que doam aféreses, para participar desse momento tradicional para o nosso Serviço. É a forma como encontramos para agradecer quem tem esse gesto de amor e solidariedade, que é tão importante para a continuidade do nosso trabalho”, contou a Dra. Cristiane Rodrigues, gestora e responsável técnica do Serviço de Hemoterapia.
Para doar sangue, é preciso estar com boas condições de saúde, alimentado e pesar acima de 50kg. O processo é o mesmo para todas as idades, no entanto, quem tem 16 ou 17 anos precisa de um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. O Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo está localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. E uma vez por mês, aos sábados de manhã, são realizadas coletas mediante agendamento prévio de grupos. Outras informações pelo telefone (54) 3316 4087.
Texto: Flávia Dias – Comunicação HSVP