O tempo médio de internação de pacientes com Covid-19 caiu, em janeiro de 2022, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Se no pico das mortes, em março de 2021, a mediana apontava para sete dias de internação, no primeiro mês deste ano ela caiu para quatro.
Uma das principais razões é o avanço na vacinação, já que 73% da população gaúcha já recebeu ao menos duas doses dos imunizantes. Outros 3 milhões, ou 26,1%, têm inclusive a dose de reforço.
No Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o tempo médio de internação em casos gravíssimos caiu de 33 dias, em março de 2021, para 11 em janeiro e fevereiro deste ano.
No Hospital Nossa Senhora da Conceição, também na Capital, foi de 20 para seis até a alta hospitalar. Os dados se referem a casos graves, em leitos clínicos, e gravíssimos, em UTI.
Especialistas afirmam que, quando a pessoa está vacinada, o organismo responde com uma defesa melhor, mesmo que venha a precisar de internação. Assim, os riscos permanecem por menos tempo. Mesmo com a variante ômicron, mais contagiosa, a espera até a alta é menor em toda a pandemia.
Fonte: G1 RS