O Aeroporto Regional Lauro Kortz, de Passo Fundo, ainda não tem previsão de data para o início da utilização por parte dos passageiros, com as melhorias estão sendo implementadas. Para que isso ocorra, uma série de procedimentos técnicos precisa ser colocada em prática, atendendo às normas de segurança da aviação.
Nesta terça-feira, 19, iniciou uma vistoria técnica pela equipe encaminhada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O objetivo é fazer a revisão das condições do solo, na área da pista.
Entre as etapas finais está a de Papis (Precision Approach Path Indicator), com uma unidade em cada cabeceira da pista. O equipamento é constituído por luzes para o auxílio visual que permitem orientar os pilotos formando uma rampa de descida dos aviões.
O investimento no terminal do aeroporto é de cerca de R$ 49 milhões, o que possibilitará que ele receba aeronaves maiores e haja mais oferta de destinos para rotas dentro e fora do Rio Grande do Sul.
As obras tiveram início no mês de novembro do ano passado. Os recursos investidos são oriundos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, com contrapartida de R$ 7,5 milhões do governo do Estado.
Fonte e foto: Rádio Planalto