Projeto Chamar 192 Samu é implantado em Campos Borges
Buscando ampliar a cobertura do 192, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no interior do Estado, a Secretaria da Saúde (SES) já capacitou mais de 100 profissionais socorristas. São condutores de veículos, enfermeiros, técnicos, bombeiros voluntários e outros profissionais socorristas de pequenos municípios gaúchos que ainda não faziam parte da Rede Estadual das Urgências. O projeto é uma parceria entre Governo do Estado e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).
Trinta e oito dos 220 municípios sem cobertura do Samu já aderiram ao programa batizado de Chamar 192 ampliando para mais cerca de 200 mil habitantes a cobertura do telefone 192 e o serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência. Com a adesão desses municípios, o atendimento por meio do telefone 192 chega a 93,36% da população do Rio Grande do Sul.
O secretário da Saúde de Campos Borges, Ivandro Biazzi fala a respeito.
A expectativa do Estado é de, nos próximos meses, alcançar 100% da população gaúcha, com a adesão voluntária dos municípios. A partir de agora, as equipes que já faziam este serviço anteriormente no município, como as chamadas “ambulâncias brancas municipais” e bombeiros, passarão a receber todo o apoio de comunicação e logística da Central de Regulação Estadual, sem tirar autonomia da gestão municipal na contratação de profissionais, descreve o secretário da saúde de Campos Borges.
Ao aderirem ao projeto, os municípios deverão manter uma equipe com, no mínimo, um motorista e um técnico de enfermagem ou socorrista, e mantê-las por, pelo menos, 12 horas ao dia. Em contrapartida, a SES oferecerá regulação médica primária e secundária aos municípios, com orientação médica às equipes, conforme explica Jesiel Spadari, enfermeiro que ficará responsável pela SAMU em Campos Borges.
O enfermeiro lembra que nada muda no pronto-atendimento junto à Unidade Básica de Saúde de Campos Borges.
Veja quais municípios já aderiram ao Chamar 192:
Almirante Tamandaré do Sul
Alpestre
Alto Alegre
Amaral Ferrador
Ametista do Sul
Barracão
Boa Vista do Incra
Brochier
Cacique Doble
Caiçara
Campo Novo
Campos Borges
Caseiros
Cerrito
Colorado
Fortaleza dos Valos
Igrejinha
Jari
Machadinho
Mato Castelhano
Monte Belo do Sul
Não-Me-Toque
Quinze de Novembro
Rolante
Sagrada Família
Saldanha Marinho
Santa Bárbara do Sul
Santo Antônio do Planalto
São José das Missões
São José do Ouro
Selbach
Tapera
Tio Hugo
Toropi
Ubiretama
Vicente Dutra
Victor Graeff
Vila Maria
FONTE: ASCOM SES RS