Com o início da vacinação contra a gripe H1N1, surgem dúvidas sobre se a vacina pode ser, de alguma forma, complementar à Coronavac e à Oxford Astra Zeneca no combate ao coronavírus. As pessoas se perguntam a respeito de quais intervalos entre as doses devem ser respeitados, se existe qualquer tipo de efeito positivo da vacina da gripe contra a COVID-19 e das vacinas desta contra a gripe, ou se é possível se imunizar contra as duas doenças no mesmo dia.
Segundo o Dr. Jefferson Russo Victor, imunologista e professor do curso de Medicina, as vacinas têm funções muito delimitadas e seu uso não deve ser confundido.
O médico explica que há orientações específicas para cada vacina e cada uma delas tem um sistema de ação diferente, por isso é essencial orientar as pessoas a respeitarem os prazos e intervalos entre doses estipulados pelos fabricantes”. Faz-se necessário, portanto, esclarecer à população sobre o tema de maneira a facilitar os esforços de imunização.
Jefferson Russo Victor, imunologista explica a resposta imunológica de cada vacina – gripe e covid- e que a proteção é apenas para a doença a qual ela se destina ou seja, a vacina contra a covid só protege contra a covid não contra a gripe.
O imunologista encerra esclarecendo que as pessoas jamais devem ser contra vacinas, pois ao logo da vida se imunizam, desde pequenos, contra diversas doenças como varicela e febre amarela, por exemplo.