ICMS pode retornar para discussão na Assembleia Legislativa
A majoração das alíquotas do ICMS pode voltar à pauta ao longo deste ano. O secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, afirmou que “ao longo prazo no Estado é muito difícil de pensar em uma transição muito abrupta das receitas”, disse ele. O governador Eduardo Leite, em outra ocasião, já havia dito que a retomada da discussão não estava descartada.
A justificativa do governo é que, devido às dívidas do Estado, esse valor arrecadado com a majoração das alíquotas é necessário para equilibrar as contas públicas. “Apesar desse avanço de caixa (com a redução do déficit), o Rio Grande do Sul continua sem pagar o seu déficit com a União. Temos uma questão de precatórios não resolvida que o Estado não tem como resolver”, explicou o secretário.
O assunto, porém, é um tema sensível dentro da Assembleia, uma vez que o aumento de impostos é uma pauta pessoal de alguns parlamentares. Caso o governo insista em prorrogar a majoração do ICMS, possivelmente voltará a encontrar dificuldades dentro da Casa para aprovar um novo projeto.
Fonte: Correios do Povo
Foto: Blog do Floresta