Rádio Líder FM

TJ RS pretende digitalizar todos os processos físicos até o final de janeiro de 2022

Os integrantes da administração eleita do Tribunal de Justiça participaram nesta terça-feira (20/10) do evento virtual “200 dias de pandemia: Ação e proatividade no Judiciário Gaúcho”, destinado aos veículos de comunicação social. Durante a iniciativa, que contou com o apoio organizacional da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), foi apresentado um balanço das principais ações promovidas pelo Judiciário desde o começo da pandemia no Rio Grande do Sul.

Durante a exposição, seguida de entrevista coletiva online, o Presidente do TJ, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, destacou contingenciamento de recursos do Poder Judiciário no orçamento do Estado de R$ 121 milhões, em função das dificuldades enfrentadas pelo Estado, que foram agravadas em função dos impactos causados pelo novo Coronavírus. Falou também acerca dos projetos que buscam estabelecer um plano de carreira ao judiciário.

Também foi enfatizado na apresentação que, mesmo em meio à pandemia, foi criada uma força-tarefa, composta por servidores, para a digitalização de processos físicos, além da contratação, por licitação, de empresa para tal atividade. A previsão é de que até o final da atual administração, em dezembro de 2021, 100% dos processos físicos estejam digitalizados. Neste período de pandemia, 83 mil processos de 1º e 2º Graus foram transformados em meio digital e outros 373 mil estão em processo de conversão.

https://lider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/11/2020/10/VOLTAIRE-02.mp3?_=1

Realizações

Durante a apresentação, foram elencadas várias realizações do Judiciário neste período como por exemplo:

Confira as principais realizações:

https://www.tjrs.jus.br/static/2020/10/200-Dias-de-quarentena-APRESENTAÇÃO-v3.pdf

Sair da versão mobile