Para Pedro Westphalen, SUS será o diferencial para distribuir vacinas da COVID-19
O Sistema Único de Saúde será o diferencial do Brasil quando chegar o momento de distribuir e aplicar as vacinas contra a Covid-19, segundo o entendimento do deputado Pedro Westphalen (PP-RS), coordenador da frente parlamentar de imunizações e integrante da comissão externa da Câmara que acompanha as ações de combate ao coronavírus.
A comissão externa visitou o Instituto Butantã, em São Paulo, para acompanhar a evolução dos testes realizados em parceria com a companhia farmacêutica Sinovac. Em recente audiência no colegiado, representantes da instituição pública, ligada ao governo estadual paulista, anteciparam que a produção da vacina deve começar em outubro no Brasil, e as primeiras doses devem estar disponíveis a partir do início de 2021, conforme ele explica
O parlamentar fala acerca da questão da logística de distribuição que a vacina vai precisar.
Pedro Westphalen também aponta os avanços da pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, desta vez em parceria com a Universidade de Oxford e a empresa AstraZeneca. Outras duas vacinas estão sendo testadas no Brasil inclusive porque, segundo o parlamentar, o país possui um perfil populacional bastante diverso, adequado aos testes necessários para o desenvolvimento de medicamentos. Ele comenta acerca do grande número de notícias que critica a eficácia da vacina chinesa.
FONTE: ASCOM PEDRO WESPHALEN
FOTO: ASCOM FIOCRUZ