Durante o mês de agosto, é trabalhada nacionalmente a campanha que busca o fim da violência contra a mulher e que leva o nome de Agosto Lilás. Em 2020, a Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra mulheres de todo o Brasil, completa 14 anos.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Mesmo que a vítima não realize a ocorrência, os parentes ou vizinhos podem fazê-la. Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados à Brigada Militar. A assistente social da Unidade Básica de Saúde de Campos Borges, Dalmara Batista destaca que estas mudanças na legislação foram extremamente benéficas para as mulheres.
A Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. A legislação considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”. Para a psicóloga da Unidade de Saúde de Campos Borges, Bruna Santos, outro fator que impede mais denúncias é o medo e, algumas vezes, a vergonha.
FONTE: SITE GAÚCHA DO NORTE