Tio Hugo recebeu dois hotéis para abelhas na última semana. Um foi instalado ao lado da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na propriedade do meliponicultor Neuri Mühl, e o outro na escola Antonio Parreiras. Para receber essa estrutura gratuitamente, o município aderiu ao programa “Bee care” desenvolvido pela empresa alemã Bayer. O critério para adesão a esse importante projeto, é contar com iniciativas que promovam a preservação de abelhas.
De acordo com o engenheiro agrônomo do município, Osvaldo Lima, o Hotel para Abelhas foi conhecido durante a Expodireto Cotrijal 2020. A partir deste momento iniciou o processo para adesão ao programa “Bee Care”, e que agora foi consolidada com o recebimento das estruturas. Ele conversou com a nossa reportagem.
Um hotel para abelhas, inicialmente pode soar um pouco estranho, mas esse tipo de estrutura existe sim. O seu objetivo é proteger as chamadas “abelhas solitárias” que convivem em pequenos grupos. Normalmente esses insetos vivem em cavidades no solo ou em troncos de árvores, já que não costumam habitar colmeias. O projeto “Abelhas Sem Ferrão”, incentiva a criação e proteção de abelhas nativas sem ferrão em espaços públicos e propriedades tio-huguenses. O agrônomo destaca a dinâmica e o papel das abelhas na natureza.
FONTE E FOTO: ASCOM TIO HUGO