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Programa RS Criativo completa um ano de atividades

Julho é um mês de comemoração para o RS Criativo – programa estratégico de governo criado pela Secretaria da Cultura (Sedac) em 2019 e executado por meio de convênio com o Ministério do Turismo (Secretaria de Economia Criativa). O programa colocou em prática um pilar estratégico para impulsionar a economia da cultura gaúcha.

A gestação do RS Criativo começou no início do governo Eduardo Leite, no bojo da refundação da Sedac, que agora em julho completou 30 anos. No começo, o programa continuou a parceria com o Tecna PUC (Centro Tecnológico Audiovisual do RS) e promoveu programas de capacitação e ações descentralizadas. Houve oferta de diversos cursos, oficinas e workshops, alcançando 4 mil empreendedores, e as ações foram potencializadas por caravanas que levaram cursos para nove regiões do Estado.

“O Programa mostrou potência desde o início”, lembra a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. “Executar um programa voltado a um setor responsável por 4% do PIB do Estado é uma responsabilidade enorme, e quando deparamos com números tão representativos do ponto de vista de capacitações e parcerias, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Mais do que isso: contribuindo para impulsionar a economia do Estado, com apoio irrestrito de um governador que acredita e aposta na Cultura”, comemora a secretária.

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Economia criativa

Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/Seplag), divulgada em dezembro de 2019, aponta que o setor da economia criativa do Estado é responsável por 130 mil empregos formais – ultrapassando segmentos como o da indústria calçadista e automobilística.

O Rio Grande do Sul registra mais de 48 mil microempreendedores que atuam em áreas como publicidade, artes visuais, literatura, música, audiovisual, ensino da cultura, design e moda, entre outras. Entende-se por economia criativa o conjunto de negócios baseado no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.

Primeiro Ciclo de Residência Criativa

O primeiro Ciclo de Residência Criativa selecionou 17 empreendimentos, via edital de chamamento público, reunindo diversos setores. Passaram pelo Hub profissionais de audiovisual, moda, eventos e turismo cultural, arquitetura, artes visuais, literatura e mercado editorial, cultura popular e publicidade.

De agosto a novembro, os criativos receberam consultorias para desenvolver seus negócios e puderam usufruir, gratuitamente, da infraestrutura do Hub, que inclui área de coworking, sala de reuniões e salas de treinamento. Oito consultores do Tecna PUCRS orientaram os residentes em diferentes temáticas, entre elas empreendedorismo/gestão, definição de metas, comunicação, comunicação digital, aspectos jurídicos e desenvolvimento pessoal.

Próximos passos

Recentemente, o programa recebeu 63 propostas para o segundo Ciclo de Residência Criativa, que deve começar ainda em 2020. Serão selecionados até 20 empreendedores de todo o Estado. Há diferenças com relação à primeira edição. Uma delas é o ensino à distância (EAD); outra, o prazo de duração da residência, que será maior, de um ano; e serão realizados eventos em parceria com outras instituições.

Também está em desenvolvimento um projeto de sustentabilidade econômica do RS Criativo, por meio do curso de pós-graduação em Design Estratégico: Inovação e Prototipagem (Unisinos). “Trata-se de uma iniciativa que fomenta a economia criativa, visando tornar o programa autossustentável, ou seja, sem depender financeiramente do Estado”, explica Ana Fagundes.

ESTRUTURA DO RS CRIATIVO

Eixos de atuação

Balanço 2019

Fonte e foto: Ascom Governo RS

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