O prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020 encerra dia 30 de junho, na próxima terça-feira, às 23h59min. Esse ano são esperados 32 milhões de documentos. Quem perder o prazo está sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Receita alerta que os contribuintes não devem deixar a entrega para a última hora. Até as 11h desta quinta-feira (25), 23.774.151 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal.
Nesse mesmo período, 1.130.296 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física foram enviadas pelos contribuintes de Santa Catarina. São esperadas 1.430.000 declarações no Estado.
Prazo ampliado em função do coronavirus
O prazo para envio do IRPF 2020 foi ampliado em função do coronavírus. Anteriormente, a data limite para declarar era 30 de abril. Com a pandemia e o isolamento social, muitos contribuintes apresentaram dificuldade para ter acesso a documentos e outros comprovantes, e por isso a Receita Federal anunciou a nova data no início de abril.
Como baixar os programas para fazer a declaração
O contribuinte pode fazer a declaração pela internet diretamente no site da Receita, baixar o programa no computador ou por meio de aplicativo de celular ou tablet.
Adriano Lima conversou com Luiz Zeni, do Escritório Zeni de Tapera sobre o assunto.
FONTE: NSC