Rádio Líder FM

Mesmo com estoque estável, Hemopasso de Passo Fundo pede doações de sangue O- e AB-

O Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) chegou a apresentar redução nos estoques de sangue com a pandemia do Coronavírus nos meses de março e abril. O isolamento social, determinado pelo Ministério da Saúde, fez com que o movimento de doações diminuísse.

Em razão da necessidade de não aglomerar pessoas, o Hemopasso precisou adotar medidas, como o sistema de agendamento de horários, para evitar espera dos doadores e contato com outras pessoas. O Hemopasso também disponibiliza, neste momento de pandemia, transporte à disposição para o doador. Assim, ele terá maior facilidade no deslocamento de ida e volta para doar sangue.

A preferência, no momento, é de sangue do tipo O- e AB-, que estão baixos.   Outros tipos de sangue como O+ e B-, além de AB+, A- e A+ também necessitam urgência.  A coordenadora de Captação de Sangue do Hemopasso, Alexandra Mazzoca, enfatiza que as doações aos poucos estão voltando.

https://lider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/11/2020/06/ALEXANDRA-01.mp3?_=1

O agendamento para doações deve ser feito pelo telefone do Hemopasso, no 3311-1427. O agendamento do transporte deve ser realizado pelo WhatsApp, no telefone 54 99671-9867, em horário comercial. Para doação de sangue: de segunda a sexta, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio.  A coordenadora destaca quem pode doar, sob que condições de saúde e fala do trabalho grupo de doadores de sangue de Espumoso – Hemovida.

https://lider.noticias.rs/wp-content/uploads/sites/11/2020/06/ALEXANDRA-02.mp3?_=2

FONTE: DIÁRIO DA MANHÃ

Sair da versão mobile