As atividades letivas nos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão suspensas até 3 de julho de 2020. Os servidores seguem trabalhando de forma remota. Uma nova avaliação será realizada em reunião que ocorre no dia 23 de junho.
A medida visa preservar a vida da comunidade acadêmica devido à pandemia de Covid-19 e contribuir para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Nesse período, permanece o posicionamento institucional pelo não uso da educação a distância (EaD) em substituição às atividades letivas presenciais, ressaltando-se que atividades complementares poderão ser desenvolvidas com os estudantes, como explica a diretora-geral do IFRS Campus Ibirubá, Sandra Peringer.
As atividades presenciais estão suspensas no IFRS desde o dia 16 de março de 2020, e a instituição vem periodicamente avaliando o cenário de disseminação do novo coronavírus, o que tem motivado a prorrogação da vigência dessa medida. A retomada das atividades presenciais depende de um cenário de maior segurança para estudantes e servidores. Foi realizado também um diagnóstico entre servidores e estudantes sobre a situação da comunidade acadêmica no período de pandemia e as condições de realização de estudos a distância. A diretora do campi do IFRS Ibirubá menciona a questão do acesso dos alunos à internet e aos demais meios digitais.
A diretora falou de duas importantes notícias: a classificação de estudantes da instituição para a XVI Olimpíada Brasileira de Biologia realizada pelo Instituto Butantan em São Paulo e que devido à pandemia segue sem data prevista para ser realizada e a colocação do IFRS entre as 2000 melhores universidades do mundo
FONTE: ASCOM IFRS