Documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou de natureza doméstica, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) desde 13 de dezembro de 2019 passou a ser digital.
A novidade promove a agilidade na solicitação do documento e o acesso à informação de qualificação civil e de contratos de trabalho, através da integração de diversos bancos de dados do Governo Federal, como explica a auxiliar administrativa da prefeitura de Espumoso, Ionara Prates de Oliveira.
A carteira está disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS, Android e Web, facilitando a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo. Ionara explica que quem tem o documento físico não precisa se desfazer dele e caso opte pela carteira de trabalho digital tem de guardar a antiga.
Ionara é responsável pela junta de serviço militar de Espumoso e destaca que até junho os jovens nascidos em 2002 precisam se alistar no Exército. Ela lembrou as consequências de quem não procura informações sobre o serviço militar obrigatório e revelou que da turma do ano passado existem alguns que estão pendentes.