A 21ª edição da Expodireto Cotrijal, de 2 a 6 de março de 2020, deve ser a de maior participação internacional. A expectativa de crescimento se confirmou na manhã desta quarta-feira, 4, durante o lançamento oficial, na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília. A solenidade foi prestigiada por embaixadas dos cinco continentes. O governo federal também demonstrou seu apoio, através da presença dos ministros da Agricultura, Tereza Cristina, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Nei César Manica, presidente da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, entidade que organiza a feira, está otimista, pois o grande prestígio do lançamento em Brasília prova o crescimento da feira de destaque internacional, que efetivamente contribui para o desenvolvimento do Agro e maior visibilidade sobre a importância do setor para o país.
Onix Lorenzoni, ministro chefe da Casa Civil afirmou que o Brasil tem a matriz mais verde do mundo, sendo preciso acertar a logística, e a Expodireto Cotrijal, sempre debateu esses temas importantes, estimulando a busca de soluções, sendo um marco nessa caminhada.
Tereza Cristina, ministra da agricultura, enalteceu o protagonismo do Agro gaúcho e a representatividade que a agricultura tem no Brasil e no mundo.
Para o deputado federal do PP-RS, Pedro Westphalen, a Expodireto é a mostra do Brasil que dá certo, representado pela agricultura.
A grande novidade da feira de 2020 é um espaço dedicado às tecnologias digitais do agronegócio que têm transformado a forma do agricultor trabalhar e buscar resultados. A Arena Agrodigital terá 1,6 mil metros quadrados e vai reunir em torno de 40 grandes empresas e startups do Agro mundial. Em formato de arena, terá também quatro miniauditórios com palestras simultâneas com grandes especialistas no assunto.
Nos 98 hectares, também abre espaço para a agricultura familiar, discute os principais temas de interesse do setor, através de fóruns e palestras em dois auditórios e aproxima empresas estrangeiras e brasileiras, através da Área Internacional. Anualmente, mais de 70 países estão representados na feira, que em 2019 gerou R$ 2,4 bilhões em negócios para os expositores.
Fonte e foto: ASCOM COTRIJAL