A Vigilância Sanitária de Não-Me-Toque confirmou nesta semana mais um caso de dengue no município, desta vez de um morador do centro da cidade. Em entrevista a Rádio Diário AM 780, o secretário municipal de Saúde, Marco Costa, contou que o paciente, um homem, viajou para Cuiabá no estado de Mato Grosso e ao retornar apresentou os sintomas da doença.
Conforme o gestor, a Secretaria de Saúde já providenciou as medidas necessárias como bloqueio endêmico no entorno do imóvel onde reside o paciente que está se recuperando bem da doença, porém faz um apelo a comunidade e destaca ser imprescindível o auxílio da população de modo que cada um observe seus pátios e retirem objetos que acumulem água, pois mesmo em condições de frio, o mosquito transmissor da doença tem se reproduzido. Não-Me-Toque está na lista das 85 cidades gaúchas elencadas com alto índice de contágio para dengue, chikungunya, zika dado ao percentual de infestação com o mosquito.
“Nós realmente estamos com um índice alto de infestação na cidade, mas é preciso lembrar que nossa equipe de endemias está completa. Temos uma grande equipe de trabalho a campo e o volume de amostragem que o pessoal faz é grande. Sabemos de municípios da região que embora estejam com índices menores de infestação não estão com suas equipes completas o que pode comprometer a apuração, mas de qualquer modo temos feito várias ações em escolas para que as crianças levem as informações as suas famílias. Foram colocadas placas nos cemitérios com orientações, mas o avanço desenvolvimento do mosquito está muito atrelado ao comportamento da população”, comenta o secretário.
Em Carazinho LIRAa está em execução
Na segunda-feira (5) os agentes de combate a endemias iniciaram o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti –LIRAa que deve ser concluído até a sexta-feira (9). É o segundo levantamento do ano na cidade. Na última apuração, Carazinho computou infestação predial de 3,1%.
Fonte e foto: Jornal Diário da Manhã