Rádio Líder FM

Início das obras do aeroporto de Passo Fundo fica para setembro

Ficou para setembro o início das obras do aeroporto Lauro Kortz. A mudança na data de início dos trabalhos, inicialmente programados para acontecer no dia 9 de agosto, foi necessária devido a alterações nos projetos de drenagem e terraplanagem. A empresa Traçado Construções e Serviços, ganhadora da licitação para a obra, informou que frente à complexidade dos documentos e projetos necessários para a operação, que dependem de análises da Secretaria de Aviação Civil, localizada em Brasília, o cronograma precisou ser estendido. O período para apresentação dos documentos foi prorrogado em uma semana.

Conforme o engenheiro da empresa Traçado, Jeferson Couto, o processo de validação dos projetos executivos estão sendo debatidos em Brasília e a complexidade e detalhamento dos documentos faz com que eles sejam encaminhados e alterados por diversas vezes, até serem aprovados pelos setores técnicos. “Isso não quer dizer que os projetos não foram encaminhados”, pontua. Outro ponto listado por Couto, se refere as questões climáticas, que impedem o início das operações. “Como é uma obra que vai iniciar com terraplanagem, não faz sentido iniciarmos nessa temporada de chuvas”, diz ao acrescentar que a empresa acredita iniciar os processos no início do próximo mês.

A informação também foi repassada aos vereadores Paulo Neckle (MDB) e Fernando Rigon (PSDB) pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, em reunião realizada na capital gaúcha. Na oportunidade, os parlamentares também se reuniram com os técnicos do Departamento Aeroportuário (DAP). O departamento, segundo Neckle, deverá dar o aval final aos projetos encaminhados pela empresa Traçado, que antes devem passar pela análise da Secretária de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Infraestrutura.

Assim, a assinatura da ordem de serviço para o início das obras deve ficar para o mês de setembro, mas ainda sem data confirmada. A presença do governador Eduardo Leite, conforme o parlamentar passo-fundense, está garantida. “O secretário de Transportes foi bem tranquilo em dizer que durante o mês de setembro o governador vai estar em Passo Fundo, assinando o início das obras”, diz o vereador. Na próxima semana, os parlamentares devem se deslocar até a cidade de Erechim, na sede da empresa Traçado, para conversar com os responsáveis técnicos do projeto passo-fundense.

De acordo com Neckle, o prazo para a empresa Traçado realizar a entrega dos projetos e documentos referentes a obra do aeroporto encerrou em 31 de julho e foi prorrogado por mais uma semana, para a finalização dos projetos sobre a terraplanagem e drenagem do espaço. Assim como a empresa Traçado, o Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria Estadual de Logística e Transportes informou que a situação é considerada normal, dentro do calendário e do próprio andamento do projeto.

A proposta de ampliação e modernização do Aeroporto Lauro Kortz prevê a construção de um novo terminal de passageiros e de um novo pátio para estacionamento das aeronaves, além da recuperação da atual pista de pousos e decolagens. As melhorias integram o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS) – desenvolvido pela Secretaria de Logística e Transportes através do Departamento Aeroportuário (DAP).

O investimento é de R$ 42,9 milhões com recursos da União e contrapartida do Estado. O projeto e as obras são de responsabilidade da empresa Traçado Construções e Serviços Ltda., contratada via licitação.

Fonte e foto: Diário da Manhã/ Passo Fundo
Sair da versão mobile