Iniciou zero hora desta quarta-feira, dia 19, a Viagem Segura de Corpus Christi, que vai até as 24h de domingo, dia 23. Esta será a 104ª edição da operação, que une iniciativas de educação e fiscalização para prevenir acidentes em feriados e datas especiais.
Dados estatísticos apresentados pelo DetranRS na reunião preparatória realizada nesta segunda (17/6) demonstraram que no feriado de Corpus Christi do ano passado foram registradas 30 mortes nos cinco dias de operação – uma média de seis por dia. A pior média anual, considerando-se o período compreendido entre 2007 e 2018, foi registrada em 2010, quando ocorreram 45 óbitos (nove por dia).
Com sete anos completados no último feriado de 15 de novembro, a política pública de fiscalização e educação com foco em comportamentos de risco nas estradas tem como principais parceiros a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar e seu Comando Rodoviário, o DetranRS e a Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC, na capital), ANTT, DNIT, Cetran/RS, Daer, EGR, Famurs, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club e o Instituto Zero Acidente.
O sargento Aguirre, da PRE de Tapera fala da operação.
A reportagem é de Amanda Schneider.