Guarany/Cotriel é campeão da 1ª Copa dos Pampas
Com ginásio Schimitão lotado, a 1ª edição da Copa dos Pampas chegou ao seu final na noite desta quarta-feira, dia 22/05. A taça ficou com o Clube Atlético Guarany/Cotriel.
Um time guerreiro que mesmo com poucas peças de reposição, perdendo vários atletas do elenco passado e com alguns atletas descontados, como foi o caso de Alisson Feroz e Deivão, durante o campeonato demonstrou que sempre buscou a vitória, obtendo o título com aproveitamento 80%, somando 9 vitórias e sofrendo apenas uma derrota em 12 jogos disputados na competição.
O Guarany/Cotriel chegou a sétima final de estadual, pois na década de 80, fez história como a terceira principal força por três anos consecutivos, quando na época em que as disputas de finais eram em quadrangulares sediados por determinados municípios. Em 1985 disputou a final da Taça Farroupilha em Santo Ângelo. Já em 1986 participou do hexagonal final do estadual em Carazinho e em 1987 foi em Cruz Alta. O índio na década de 90 chegou ao vice campeonato da série prata, perdendo o título para o Sac de Constantina e em 2009 deixou escapar a taça nos últimos segundos do término da partida para AGSL de São Luis Gonzaga. A primeira taça veio em 2016 em casa diante da Sase de Selbach, sendo campeão da série prata.
O jogo
Quem abriu o placar na etapa inicial foi o índio, com o garoto Vini Zarpelon aos 12 minutos e 38 segundos. Na última volta do ponteiro do relógio para fechar o primeiro tempo, a bola bateu na mão de Deivão e Cabeça de pênalti empatou para AEU.
O tempo complementar foi muito disputado. Alfinete virou o placar para os donos da casa, mas Happ, goleador do campeonato, empatou, quando faltavam 5min43segundos para terminar o jogo. Final 2 a 2, resultado que decretou o título do Guarany/Cotriel na Copa dos Pampas.
A noite foi de muita festa para os jogadores e comissão técnica, que enfrentaram uma longa e desgastante viagem até Uruguaiana, mas que valeu a pena.
Ficha técnica
Uruguaianense jogou com: Elton, Lucas, Alfinete, William e Rafinha. Banco: Eduardo, Dionatan, Micael, Enzo, Gui Falcão, Paulinho, Deivid, Cabeça e Dicson. Técnico: Sandro Couvero.
Guarany/Cotriel jogou com: Ramon, Douglas Beiço, Deivão, e Marquinhos. Banco: Spike, Léo, Happ, Alisson Feroz, Vini Zarpelon, Tales, Andi, Dani e Buguinha. Técnico: Vandré da Costa.
Arbitragem: Fernando Luis Heinz e Tiago Perine Lopes
Fase Final:
1º Jogo: 18/05 Espumoso: Guarany/Cotriel 5×2 Uruguaianense
Gols: Happ 3x, Douglas Beiço e Marquinhos (Guarany/Cotriel) /// Rafinha 2x (AEU)
2º Jogo: 22/05 Uruguaiana: Uruguaianense 2 x 2 Guarany/Cotriel
Gols de Cabeça e Alfinete (AEU) e Vini Zarpelon e Happ (Guarany)
A entrega de premiação:
Goleiro menos vazado: Bruno do América
Goleador: Happ (Guarany/Cotriel)
Fair Play: ALAF
Vice: AEU de Uruguaiana
Campeão: Guarany/Cotriel de Espumoso
Campanha do Guarany/Cotriel
Vitórias:9
Empates:2
Derrotas:1
Gols Feitos:43
Gols Sofridos:23
Aproveitamento:80%
Goleadores:
Happ 12
Douglas Beiço 11
Happ 10
Buguinha 7
Marquinhos 6
Deivão 3
Kike 3
Vini Zarpelon 2
Tales 1
A narração foi de Delmar Espíndola,as reportagens de Fernando Azevedo, imagens de Henrique Capalonga, central técnica, Roger Nicolini e plantão de estúdios, Adriano Villa