O ibirubense e empresário Elmar Konrad assumiu na última semana a presidência da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Elmar, empossado vice-presidente, permanecerá no cargo por cerca de 15 dias, enquanto o presidente Gedeão Pereira está em viagem à Ásia com representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Durante a semana, Konrad participou de vários eventos como audiências trataram do uso do 2,4D e a utilização abusiva deste produto nas lavouras gaúchas.
A motivação também decorreu pelo fato de que vários resultados apresentados a partir do inquérito civil coordenado pelo Ministério Público do RS mostraram que quase 100% das análises realizadas em parreirais, oliveiras e macieiras de diversos municípios gaúchos apontaram contaminação pelo herbicida, causando prejuízos.
Além da Farsul, ainda participaram da audiência representantes de vários segmentos, de produtores ou ligados a estes, Anvisa, Emater, universidades, Ministério da Agricultura, Famurs, secretarias estaduais, pesquisadores, ambientalistas, o promotor de Justiça Alexandre Saltz, coordenador do inquérito civil do 2,4-D no RS..
Elmar conversou com a nossa reportagem sobre a questão 2,4-D.
A reportagem é de Amanda Schneider.
Fonte: Jornal Visão Regional
Foto: Sistema EPU